O calor é uma das maiores adversidades que atletas de endurance podem enfrentar durante treinos ou provas. Durante a pratica de exercícios, os músculos produzem grande quantidade de calor que deve ser dissipado, ou então ocorrerá um aumento da temperatura corporal. Por esse motivo, o desempenho fica significativamente comprometido e os riscos de desidratação se tornam ainda mais elevados.

Aqui vão algumas dicas para que você tenha um melhor desempenho e treine de forma mais segura e saudável:
1 – Reforce a hidratação
No clima quente, o melhor a fazer é se hidratar bem no dia anterior aos dias de treino. Durante o treino, a regra básica é beber aproximadamente 1% de seu peso corporal por hora de exercício.
2 – Corra bem cedo ou a noite
Em regiões com temperaturas que ultrapassam os 30º C o ideal é treinar entre 6/7 horas da manhã, para não sofrer com o sol ou treinar no fim da tarde e noite, quando a temperatura já está mais amena.
3 – Planeje seu treinamento
Prefira realizar seus treinos em percursos que ofereçam locais com alguma estrutura como parques com bebedouros e locais que vendam alimentos e bebidas.
4 – Verifique a umidade do ar
Em situações como essa a atenção deve ser redobrada: hidrate-se mais, não só durante o treino mas, também no dia anterior ao treino/prova, além disso, seja mais conservador.
5 – Material certo
Prefira usar roupas leves, com tecidos inteligentes e cores claras para dispersar o suor, assim a temperatura de sua pele ficará mais fresca e o treino mais agradável.
7 – Seja sensato
Fique alerta aos sinais que seu corpo está dando. Se você sentir algum mal estar, náuseas, enjôos ou dores de cabeça durante o treino, pare, vá para sombra e hidrate-se.
Bons treinos!!!