O Monitor de Freqüência Cardíaca é um excelente aliado de treinos principalmente em esportes de endurance, seja para quem está iniciando, até o atleta. Treinar com um monitor cardíaco elimina a incerteza da intensidade de treinamento e serve como um excelente guia para avaliar seu nível de condicionamento físico, seu desempenho e também ajustar o ritmo de treinamento.

Relacionando a sua percepção com as informações que o seu frequêncimetro está dando, você será capaz de seguir um programa de treinamento mais específico aos seus objetivos e características individuais. Atualmente, a medição da frequência cardíaca se da através de um sensor que mede os batimentos do coração, por meio de ondas eletrocardiográficas (sinal elétrico proveniente do coração), e a transmite instantaneamente para um receptor (relógio) exibir a informação de quantas vezes seu coração está batendo por minuto (bpm).
Os monitores de freqüência cardíaca comuns podem funcionar como relógio, cronômetro, timer, além de calcular a frequência cardíaca média durante o exercício e o gasto calórico. Os modelos mais avançados têm também o GPS, que permite determinar a distância percorrida e o ritmo. Aqui vão algumas dicas que você precisa saber quando estiver usando o monitor de frequência cardíaca:
- Se você estiver obtendo uma série de leituras erradas, verifique se o seu cinto
toráxico ou relógio estão justos. Equipamentos frouxos podem ser a causa. - Siga os ritmos e freqüência propostos na planilha, pelo seu treinador.
- A frequência cardíaca é um excelente marcador metabólico. Ela alerta sinais de
desidratação ao cruzarmos o número de batimentos por minutos pela velocidade.
Estando o atleta consciente de sua FC média para determinada situação, é possível
reverter esses sintomas. - Não exagere… principalmente se está iniciando agora. O ideal é ser mais conservador
nessa primeira fase, para se adaptar aos novos estímulos e também reduzir o risco de
lesões;
É importante lembrar que a avaliação cardiológica antes do início dos treinos, é indispensável. O Teste Ergométrico ou Ergoespirométrico mostrará sua condição física atual e fornecerá os percentuais nas zonas de forma exata.